quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cinema Vale Sonhos no V Festival de Cinema de Cascavel - PR

O documentário Cinema Vale Sonhos foi exibido, no último dia 28 de outubro, no V Festival de Cinema de Cascavel, no Paraná.
O longa integrou a Mostra Aberta de Cinema e foi exibido no Centro Cultural Gilberto Mayer.

domingo, 3 de outubro de 2010

Cinema Vale Sonhos passa por remasterização de imagem e som

O documentário Cinema Vale Sonhos, do Cineasta Ernane Alves, filmado originalmente em mini-dv em 2007 e montado entre fevereiro e abril deste ano passou por um processo de coloração na imagem, ganhando mais profundidade e textura.
Ernane Alves & Bruno Tonelli (Fotos: Ana Paula Valois)
Em seguida, o músico Bruno Tonelli, responsável pela trilha sonora do filme reequalizou o áudio da produção, que em 2010 participa de vários festivais de cinema.
"Pra mim foi muito importante ter composto a trilha sonora do filme e agora ter feito a remasterização em estéreo, separando as faixas das falas e das músicas, trabalhando-as individualmente e deixando o áudio do projeto melhor e mais limpo", comenta Bruno, que já trabalhou com Ernane no curta-metragem Clash (2009).
"Tenho prazer e disponibilidade de trabalhar com o Ernane, porque com ele compartilho sonhos múltiplos e concretizo verdadeiramente a obra. O Ernane tem a adrenalina que eu preciso", comenta o músico.
"O Bruno é um artista completo, de sensibilidade ímpar, de rápido raciocínio e vive um privilegiado momento de efervescência criativa e produtiva" finaliza Alves.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cinema Vale Sonhos será exibido em Pernambuco

Cinema Vale Sonhos integra a Seleção Oficial da Mostra Internacional do Primeiro Filme.
O primeiro longa-metragem de documentário do cineasta mineiro Ernane Alves participará da Mostra Competitiva de Longas, concorrendo ao lado de filmes de países como: Bulgária, Tailândia, Haiti, Romênia, Iran e co-produções entre Argentina-França e Brasil-Índia
A mostra será realizada em outubro na cidade de Timbaúba - Pernambuco.
Em breve serão divulgadas as datas de exibição do filme no site: http://www.primeirofilme.com/

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Confira entrevista com o ator e diretor Ernane Alves para o MONDO BHZ (Click aqui)

Ernane Alves conversa com a jornalista Priscila Armani sobre o seu primeiro longa de documentário Cinema Vale Sonhos, direção e atuação, suas influências e novos projetos.

Ernane Alves recebe prêmio em Belo Horizonte - Minas Gerais

O ator e diretor Ernane Alves recebe Menção Honrosa da VIII Mostra Minas de Cinema pelo longa Cinema Vale Sonhos.
Ainda inédito no circuito comercial Cinema Vale Sonhos foi exibido em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
O documentário tem previsão de estreia para o final do ano.
O filme Cinema Vale Sonhos foi exibido e premiado no sábado, dia 26 de junho, no Cine 104, em Belo Horizonte, Minas Gerais.A Coordenadora Geral da Mostra, Lavínia Resende, acompanhou o discurso de Ernane Alves, que falou da importância da Mostra Minas, que tem entre outros objetivos, levar o cinema até às escolas e discutir a relação entre a "tela e o texto"...
Filmado no Vale do Jequitinhonha, Cinema Vale Sonhos é o primeiro longa-metragem de documentário realizado por Ernane Alves.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cinema é Luz!

“Estudando a Kabbalah entendi que por trás de cada obstáculo há sempre uma quantidade proporcional de Luz e que pessoas muito iluminadas não costumam ter uma vida muito fácil...
Essas pessoas não se deixam enfraquecer diante dos problemas e por isso acabam superando-os e transformando-os em Luz.”
“Cinema também é feito de Luz! Essa energia de bênção, substância infinita e primordial, que dá origem a tudo que existe no universo...”!
Ernane Alves

domingo, 13 de junho de 2010

"Cinema Vale Sonhos" estreia no 17° Cinesul - Festival Iberoamericano de Cinema do Rio de Janeiro e na VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo


A maioria da população da região do Vale do Jequitinhonha nunca viu um filme no cinema, conhece a linguagem superficialmente e tem somente uma ligeira ideia do que significa a tela grande. Em “Cinema Vale Sonhos” o cineasta Ernane Alves mostra exatamente o que pensa esse povo sobre a sétima arte.
Esse primeiro longa-metragem de documentário do cineasta Ernane Alves foi filmado, em 2007, em várias cidades e povoados do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Após as filmagens, Ernane realizou outros filmes e em 2010 retomou “Cinema...” com o objetivo de finalizá-lo e inscrevê-lo em festivais. Assim aconteceu, e a partir deste mês de junho o documentário poderá ser visto no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
No dia 26 de junho, dentro da programação da VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo, “Cinema Vale Sonhos” será exibido e receberá Menção Honrosa. O filme foi o único longa-metragem selecionado e, segundo o júri, os personagens são muito humanos e ilustram bem a proposta da Mostra Educação. A exibição de “Cinema...”, na Mostra Minas, será no Cine 104, às 17h. A entrada é gratuita.
No domingo, dia 27 de junho, "Cinema Vale Sonhos" encerra o 17º Cinesul, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, às 20h. Ainda dentro da programação, o filme será exibido no Ponto Cine, dia 22 de junho, terça-feira, às 16h. Este cinema fica em Guadalupe, subúrbio carioca.
Segundo o crítico gaúcho Eron Fagundes (DVD Magazine), Ernane tem o dom do cinema para ajustar seu olhar para o outro; há uma forte carga afetiva neste ajuste de olhares que se confrontam em suas realidades o mais das vezes paradoxais. “Os planos longos que acompanham algumas declarações em cena são verdadeiramente amorosos”, destaca Fagundes.
Ficha técnica:
“Cinema Vale Sonhos” um filme de Ernane Alves – Roteiro e Direção Ernane Alves Assistente de Direção Ana Paula Valois Produção Executiva Valois & Alves Co-Produtora Ana Paula Valois Produtora Associada REC Vídeo Assistente de Produção Adrilene Muradas Nunes Direção de Fotografia Ernane Alves Câmera e Som Ernane Alves Direção de Arte Portraits Factory Filmes Efeitos Visuais Andrey Leonardo Montagem Ernane Alves e Andrey Leonardo Edição Andrey Leonardo Trilha Sonora Original Bruno Tonelli
SERVIÇO

CINEMA VALE SONHOS, DE ERNANE ALVES

DIA 26 DE JUNHO, ÀS 17H (VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo)
CINE 104 - PRAÇA RUY BARBOSA, 104 – CENTRO/BH

DIA 27 DE JUNHO, ÀS 20H (17° Cinesul)
CCBB – RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 66 – CENTRO/RJ

DIA 22 DE JUNHO, ÀS 16H (17° Cinesul)
PONTOCINE - ESTRADA DO CAMBOATÁ, 2.300. GUADALUPE/RJ

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bastidores do filme...

Ana Paula Valois & Ernane Alves
Ana e crianças do Vale...
Vale do Jequitinhonha
Ana Paula Valois - Produtora Executiva do Filme
Dona Alice, Ana e Dona Lúcia
Mestre Sebastião e Ana Paula Valois
O Diretor Ernane Alves
O Arte-Educador Márcio Gato e Ana Paula Valois

Ana Paula Valois e Ernane Alves no Set de "Cinema Vale Sonhos"

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cartaz de Cinema

CRÍTICA!

OS ESQUECIDOS PELO CINEMA
Durante alguns meses de 2007, o cineasta mineiro Ernane Alves (Foto), em meio a outras atribulações profissionais e um tanto por acaso das circunstâncias, começou a filmar nos povoados do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais. O resultado deste encontro com criaturas dessa região mineira se dá no documentário Cinema Vale Sonhos (2010), que, à maneira do velho neorrealismo italiano, mas sempre reinventando-se, resgata a riqueza da realidade diante duma lente cinematográfica.
É o primeiro documentário de Ernane. E é o primeiro filme em que ele próprio maneja a câmara, sem a muleta do fotógrafo. Concebido de forma livre, sem a existência prévia de um roteiro ou ao menos de uma intenção cinematográfica preliminar, Cinema Vale Sonhos vai adquirir uma extraordinária unidade pela articulação da montagem cinematográfica que liga os diversos povoados e as pessoas com que a câmara depara ao longo do filme. É o contato bruto com a realidade que vai enriquecendo a linguagem cinematográfica de Ernane. Daqueles espíritos simples e desglamurizados que Ernane encontra ao largo de seu caminho cinematográfico é que aparece algo novo dentro do atual cinema brasileiro e que mereceria ser descoberto pelo público, que precisa a aprender a descolonizar o olhar e enxergar com naturalidade aquilo que salta à vista: é bem este exercício de pureza fílmica que Ernane exercita diante de suas câmaras.
Enfim, de que trata mesmo Cinema Vale Sonhos? Seu assunto é um paradoxo que se erige em sua própria forma. As pessoas que circulam por Cinema Vale Sonhos nunca foram ao cinema. E também pertence àquele tipo de indivíduo pouco visitado pelo cinema: o cinema também nunca vai até eles. É o olho cinematográfico de Ernane que promove o encontro entre o cinema e o povo do Jequitinhonha: e Ernane tem o dom do cinema para ajustar seu olhar para o outro; há uma forte carga afetiva neste ajuste de olhares que se confrontam em suas realidades o mais das vezes paradoxais. Os planos longos que acompanham algumas declarações em cena são verdadeiramente amorosos.

P.S.: Um adendo especial para as performances musicais de Bruno Tonelli, que capta com extrema adequação as tonalidades sonoras agrestes e ríspidas daquelas regiões. E é bom saber que aqueles ermos evocados literariamente por Guimarães Rosa continuam a ter seguidores numa arte (“poderosa” como afirma uma personagem) como o cinema.
Porto Alegre, Sábado, 24 de Abril de 2010.
Eron Fagundes
Crítico de Cinema
DVD Magazine

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Em Breve! Soon! ¡Pronto!

¡Pronto!
Soon! Em Breve!

O Diretor - El Director - The Director

Cinema Vale Sonhos
Produzir este filme foi uma experiência ímpar na minha carreira.
As pessoas que eu conheci, a realidade que eu convivi durante os meses em que eu estive nessa “terra encantada”, foi incrível!
Como um povo tão sofrido pôde me oferecer tanto com tão pouco?
Penso que estando com essas pessoas eu realmente estive mais perto da humanidade, na sua essência mais pura e verdadeira!
Se o homem foi capaz de ir à lua, penso que também somos capazes de trazer a humanidade de volta para a terra!
Ernane Alves
Ator e Diretor
Cine Valle Sueños
Para mí, producir esta película fue una experiencia linda en mi carrera.
Las personas que yo conocí, la realidad con la que yo conviví durante algunos meses en que yo estuve en esta “tierra encantada”, fue increíble.
¿Como un pueblo tan sufrido puede ofrecer tanto con tan poco?
Pienso realmente, que pasar algunos días con estas personas fue para mí estar más cerca de la humanidad, en su esencia pura y verdadera.
Si el hombre fue capaz de ir para la luna, pienso que, también, vamos a ser capaces de traer la humanidad de vuelta para la tierra.
Ernane Alves
Actor y Director
Cinema Vale Dreams
To produce this film was a odd experience in my career.
The people who I knew, the reality who I coexisted during the months where I stows in this “magic land”, was incredible!
How a people so suffered could offer to me in such a way with so little?
I think that being with these people I really stow more close to the humanity, in its purer and true essence!
If the man was capable to go to the moon, thinks that also we are capable to bring the humanity in return to the earth!
Ernane Alves
Actor and Director

Ernane Alves's "Cinema Vale Dreams"

During some months of 2007, the director Ernane Alves coexisted realities that mix fable in the north of Minas Gerais, where his sensible lenses had registered bitter-sweet moments of a people whose culture is so strong how much the arduous work.
And what it means for aged, young and children of the Jequitinhonha, the cinema? Which is the value?
With a daily one of beliefs, art, suffering and, because not, hope, they live and compose narratives of a country where the cinema worth dreams…

"Cine Valle Sueños" una película de Ernane Alves

En algunos meses del segundo semestre de 2007 el cineasta Ernane Alves convivió con la realidad que se mescla a sueños en el norte de Minas Gerais, donde su cámara sensible registró momentos dulces y amargos de un pueblo donde la cultura es tan fuerte como el duro trabajo.
Y que significa para los viejos, jóvenes y chicos de Jequitinhonha, el cine? Cuánto vale?
Con un cotidiano de creencia, arte, tristeza y, porque no, esperanza, ellos viven y componen narrativas de un país en que el cine valle sueños...

"Cinema Vale Sonhos" um filme de Ernane Alves

Durante alguns meses de 2007, o cineasta Ernane Alves conviveu com realidades que se misturam a fábulas no norte de Minas Gerais, onde suas lentes sensíveis registraram momentos doces e amargos de um povo cuja cultura é tão forte quanto o árduo trabalho.
E o que significa para idosos, jovens e crianças do Jequitinhonha, o cinema? O quanto vale?
Com um cotidiano de crenças, arte, sofrimento e, porque não, esperança, eles vivem e compõem narrativas de um país em que o cinema vale sonhos...