quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cinema é Luz!

“Estudando a Kabbalah entendi que por trás de cada obstáculo há sempre uma quantidade proporcional de Luz e que pessoas muito iluminadas não costumam ter uma vida muito fácil...
Essas pessoas não se deixam enfraquecer diante dos problemas e por isso acabam superando-os e transformando-os em Luz.”
“Cinema também é feito de Luz! Essa energia de bênção, substância infinita e primordial, que dá origem a tudo que existe no universo...”!
Ernane Alves

domingo, 13 de junho de 2010

"Cinema Vale Sonhos" estreia no 17° Cinesul - Festival Iberoamericano de Cinema do Rio de Janeiro e na VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo


A maioria da população da região do Vale do Jequitinhonha nunca viu um filme no cinema, conhece a linguagem superficialmente e tem somente uma ligeira ideia do que significa a tela grande. Em “Cinema Vale Sonhos” o cineasta Ernane Alves mostra exatamente o que pensa esse povo sobre a sétima arte.
Esse primeiro longa-metragem de documentário do cineasta Ernane Alves foi filmado, em 2007, em várias cidades e povoados do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Após as filmagens, Ernane realizou outros filmes e em 2010 retomou “Cinema...” com o objetivo de finalizá-lo e inscrevê-lo em festivais. Assim aconteceu, e a partir deste mês de junho o documentário poderá ser visto no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
No dia 26 de junho, dentro da programação da VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo, “Cinema Vale Sonhos” será exibido e receberá Menção Honrosa. O filme foi o único longa-metragem selecionado e, segundo o júri, os personagens são muito humanos e ilustram bem a proposta da Mostra Educação. A exibição de “Cinema...”, na Mostra Minas, será no Cine 104, às 17h. A entrada é gratuita.
No domingo, dia 27 de junho, "Cinema Vale Sonhos" encerra o 17º Cinesul, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, às 20h. Ainda dentro da programação, o filme será exibido no Ponto Cine, dia 22 de junho, terça-feira, às 16h. Este cinema fica em Guadalupe, subúrbio carioca.
Segundo o crítico gaúcho Eron Fagundes (DVD Magazine), Ernane tem o dom do cinema para ajustar seu olhar para o outro; há uma forte carga afetiva neste ajuste de olhares que se confrontam em suas realidades o mais das vezes paradoxais. “Os planos longos que acompanham algumas declarações em cena são verdadeiramente amorosos”, destaca Fagundes.
Ficha técnica:
“Cinema Vale Sonhos” um filme de Ernane Alves – Roteiro e Direção Ernane Alves Assistente de Direção Ana Paula Valois Produção Executiva Valois & Alves Co-Produtora Ana Paula Valois Produtora Associada REC Vídeo Assistente de Produção Adrilene Muradas Nunes Direção de Fotografia Ernane Alves Câmera e Som Ernane Alves Direção de Arte Portraits Factory Filmes Efeitos Visuais Andrey Leonardo Montagem Ernane Alves e Andrey Leonardo Edição Andrey Leonardo Trilha Sonora Original Bruno Tonelli
SERVIÇO

CINEMA VALE SONHOS, DE ERNANE ALVES

DIA 26 DE JUNHO, ÀS 17H (VIII Mostra Minas de Cinema e Vídeo)
CINE 104 - PRAÇA RUY BARBOSA, 104 – CENTRO/BH

DIA 27 DE JUNHO, ÀS 20H (17° Cinesul)
CCBB – RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 66 – CENTRO/RJ

DIA 22 DE JUNHO, ÀS 16H (17° Cinesul)
PONTOCINE - ESTRADA DO CAMBOATÁ, 2.300. GUADALUPE/RJ